domingo, 24 de março de 2013

SEMINÁRIO: A importãncia da comunicação para o atendimento do técnico em enfermagem


INTRODUÇÃO:
A enfermagem é uma das áreas da saúde que mais se tem contato com o paciente, trabalhando sempre com a vida, doença e morte.
Esse contato com o paciente diariamente também traz suas conseqüências para o enfermeiro ou profissional de saúde como: Ansiedade, tensão física e mental, que pode se agravar pela falta de estrutura no seu trabalho, gerando um atendimento negativo ao paciente.
Por isso a importância da comunicação não só para o paciente quanto para o profissional.
A comunicação faz com que amenize o estresse, melhore o atendimento e seja dado um bom diagnóstico.
Nossa pesquisa foca nesse contexto com o intuito de buscar não só mais conhecimento para nossa equipe, mas principalmente para não cometermos erros freqüentes que ocorrem diariamente com maior freqüência em hospitais públicos.


COMUNICAÇÃO:
É a transmissão de informação, pelo qual o individuo se relaciona.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
A comunicação varia de acordo com:
Caminho pelo qual o indivíduo interage com o outro.
As pessoas em desenvolvimento para se comunicar.
 INSTRUMENTOS:
Comunicação verbal:
È o meio mais utilizado, mais comum, o mais habitual. Muito usado na comunicação oral, ou escrito para o contato com indivíduo. É um dos meios mais escolhido da comunicação. Utiliza periodicidade, inflexão de voz, entonação de voz.
Comunicação não verbal:
 È todo meio que é usado na comunicação que não é oral (falada) escrita ou demonstrada por sinais gráficos.
Relacionar-se a este grupo: Gesticulação, demonstração parcial, posicionamento, mudez, inexistência no interior de alguns textos. Vêm cheios de mensagens consideráveis mais do que as palavras.
Para serem incontestáveis, a comunicação verbal e não verbal deveriam estar juntas no mesmo individuo. Várias vezes, a comunicação verbal e não verbal fica em desarmonia, traindo o eu intimo que a verbal tenta disfarça. Dizemos algo, mas estamos oprimindo outro. A comunicação visa virar uma fala intextualizada, quando restrito especialmente á linguagem verbal. A linguagem não-verbal seria insuficiente para o outro.  

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO:
A comunicação está na formação do ser humano, foi um dos principais meios para sua evolução. Através da comunicação se pode criar um complexo e organizado sistema de linguagem que proporcionou a interação e o contato com o outro, e a esse contato chamamos de relacionamento.
A comunicação tem o objetivo de conduzir e compreender pensamentos e sentimentos, resolver problemas, entender e ser entendido, mas pela dificuldade que muitos indivíduos apresentam em se comunicar, muitas vezes acontece o oposto. As pessoas criam uma barreira e muitas vezes não se entendem, inventam ou acrescentam conflitos, não tentam compreender e se tornam de difícil acesso. Quando isso acontece reflete na vida pessoal e profissional dessas pessoas.
Atualmente, por uma questão de sobrevivência a comunicação está se tornando algo essencial para as empresas.
No passado acreditava-se que saber falar com o público era um dom, uma vocação para poucos, mas essa visão mudou. Hoje, não são apenas juízes ou advogados que se preocupam com a oratória. As pessoas notaram que a comunicação e essencial na vida de todo ser humano.
Além de ser transparente e determinado, se espera que um profissional com liderança saiba interagir e influenciar as pessoas ao seu redor.

CARACTERISTICAS DA COMUNICAÇÃO:
O bom comunicador é aquele que tem aptidão para ouvir antes de falar. O excelente comunicador é antes de qualquer coisa um excelente ouvinte.
Saber ouvir nos ajuda a compreender as pessoas resultando, naquilo que elas gostariam de ouvir.
Necessita ter algumas características como: Compreensão, paciência, bom humor, humildade essas são algumas virtudes inseparáveis que o bom comunicador precisa possuir. Essas qualidades podiam ser ensinadas e aprendidas, por um bom profissional.


A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A ENFERMAGEM.
A comunicação para enfermagem é de suprema importância, pois através da mesma, o enfermeiro  ou técnico passa a ter contato, a conhecer e a entender seu paciente.
A enfermagem é uma das áreas na qual o profissional tem bastante aproximação com o paciente, com suas contradições e seus problemas. Isso faz com que ele passe a ter necessidade de uma boa comunicação, pois através dessa aproximação fará com que a equipe de enfermagem passe a obter um bom resultado.
É essencial que o profissional da saúde saiba ouvir e entender seu paciente, dando a devida atenção e um diagnóstico preciso, tentando satisfazer assim as suas necessidades.


CONCLUSÃO:
O ambiente hospitalar é montado por várias equipes de trabalho, compreendendo a enfermagem que é o meio, na maioria das vezes como o de maior contato entre o paciente e a instituição isso significa que a equipe precisa estar bem psicologicamente e fisicamente no seu ambiente de trabalho, porque mantém contato direto com o paciente.
O ministério da saúde propõe uma política de humanização da assistência hospitalar para atender as necessidades bio- psíquico social da equipe de enfermagem, e dos pacientes que necessitam dos serviços hospitalares. O ministério da saúde acredita que com o ambiente humanizado, os trabalhadores refletiram um melhor atendimento para com os usuários. E cuidar dos trabalhadores de enfermagem é importante, pois através deles se comunicará o bom atendimento. As estatísticas revelam o surgimento de doenças ocupacionais tanto físico como emocional nos trabalhadores de enfermagem e a maioria desses problemas de saúde tem relação com os ambientes e as relações ali estabelecida.
A equipe de enfermagem necessita de atenção na sua saúde, pois é preciso está sempre disposta e para isso precisa ter saúde, interesse, ser bem renumerado e possuir, no local de trabalho, condições ambientais e funcionais para produzir com eficiência e qualidade seu trabalho.

BIBLIOGRAFIAS:
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia Aplicada à Comunicação. Editora Atlas. (Capitulo – Meios de Comunicação)
WEIL, Pierre e Roland Tompakow, O Corpo Fala: A linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. 27. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
WEIL, Pierre. Relações Humanas na Família e no Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.
São Paulo, abril de 2006
web site:
www.fredsonribeiro.com.br
wwww.ceismael.com.br/oratoria/importancia-da-comunicaçao.htm

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