terça-feira, 26 de março de 2013

resumo critico


       Resumo Critico

Tema: O enfermeiro e a construçao da autonomia profissional no processo de cuidar.

Introduçao

O texto é um artigo que e constituido por cinco partes, o artigo que falara sobre o ponto de vista sociologo.

Desenvolvimento

Na primeira parte os autores mostraram que foram feitas entrevistas e questionarios, com 59 enfermeiros assistencias, de unidade de internaçao,em unidade ambulatoria e pronto-socorro, a entrevista e os questionarios foram realizados no hospital das clinicas da UNICAMP, fizeram uma pesquisa muito exploratoria.

E na segunda parte os autores criticaram de mas o metodo que foram adotados da autonomia profissional dos enfermeiros. Em uma vez que o processo de cuidar faz parte de um conjunto de ações que são poucas valorizadas principalmente pelos tecnicos e os auxiliadores em enfermagem.

Bueno e Queiroz fizeram uma afirmaçoa em que a enfermagem so poderia adquirir uma autonomia quando o cuidado passa a ser  visto como uma esfera privelegiada na aréa da saúde.

Na terceira e quarta parte onde foram realizadas pesquisas pelos autores do artigo, que tinha 59 enfermeiros que atuavam  em diversas aréas do hospital.Eles acabaram confirmando que uma parte dos enfermeiros atuavam de forma critica e passiva.

Na quinta parte os autores concluiram o artigo enfatizando que a enfermagem tem como saber e pratica, e vem sendo contastada que buscam recuperar a autonomia do profissional em enfermagem.

Com o artigo de modo geral fornece aos profissionais enfermeiros uma oportunidade de mudança no modo de cuidar.
Alunas: jéssica moura e nathalia melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário