domingo, 24 de março de 2013

O enfermeiro e a construção da autonomia profissional no processo de cuidar


INTRODUÇÃO

Este pequeno texto se refere sobre o profissional da área da saúde o enfermeiro do qual muitos não se empenham em crescer cada vez mais, na sua vida profissional e que hoje temos mais apoio das elites o qual nós incentiva muito como se comportar e nos ensina qual é o procedimento para que o enfermeiro seja reconhecido.

DESENVOLVIMENTO

O profissional da área da saúde quando escolhe ser um enfermeiro está ciente que irá lidar com vidas. Todas as profissões são muito boas e temos que ter toda paciência do mundo, como lidar com o público, como nós expressamos, temos que ter jogo de cintura quando o assunto é extremo, agora quando escolhemos uma profissão da área da saúde a responsabilidade não tem tamanho, é infinito, porque estamos ali cuidando e lidando com vidas, que muitas das vezes está em nossas mãos. O enfermeiro vem com os problemas de sua casa, para seu local de trabalho, com essa situação desagradável, acabam vindo os transtornos as consequências do fato que em vez do enfermeiro deixar o seu problema lá na sua casa, trouxe para compartilhar com pessoas inocentes que estão ali não por simplesmente querem e gostam e até mesmo acham um local agradável de se estar, estão ali por consequências por fatos, porque ninguém sabe quando vai adoecer, ninguém pede para adoecer para está naquele local desagradável, se o enfermeiro não tiver, se o paciente já entrou ali mal, acaba saindo pior do que já entrou.

Segundo (Fernandez 2006) “Equilíbrio, paciência e perseverança, atitudes que, utilizadas como ferramenta de crescimento da busca do conhecimento, permitem uma satisfação mais duradoura quando este e enfim alcançado”.

Para ser um bom profissional da área da saúde, o profissional tem que ter equilíbrio, paciência e perseverança e não esquecendo de ter atitude, já que o seu foco é ser reconhecido como um bom profissional. As elites lutam muito com que esses novos profissionais que estão surgindo agora, na parte teórica, ensinando que para ser reconhecido hoje em dia o profissional tem que ter equilíbrio, paciência, perseverança e atitude essas são as ferramentas a qual o enfermeiro tem que aprender e pôr em mente e que venha pôr em prática tudo o que aprendeu tanto na prática quanto na teórica, o enfermeiro dominando essas quatro ferramentas, ele pode se considerar uma elite. Agora é triste quando vemos pessoas que não conseguiram adquirir essas ferramentas pra si próprio, esse tipo de profissional sua carreira não vai muito longe, esse profissional fica acomodado, fica na mesmice, e se torna até mesmo uma pessoa meio inconveniente de se tê uma amizade mais próxima, uma amizade fora do seu local de trabalho, porque pessoas com essa alto estima, pode até atraí coisas negativas, pra pessoas que só pensam crescer cada vez mais tanto no seu local de trabalho quanto na sua vida pessoal.

Segundo o Ministro da Saúde (2003) "Que tem desenvolvido valiosas contribuições para a prática educativa, a competência profissional está ligada a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática,
conhecimentos e habilidades necessária ao bom
desenvolvimento do trabalho".

O ministério tem pondo em prática vários métodos de estudo, para mais tarde lá na frente, ser um bom profissional, ter um bom desempenho, mas pelo que vemos em sala de aula muitos não prestão atenção no que os professores estão explicando e isso é claro que mais tarde tem resultado, um mal profissional, por isso que esse tipo de profissional custa a ser reconhecido. Por falta de interesse acaba ficando acomodado.

CONCLUSÃO

Hoje em dia temos que ser mais sábios, os enfermeiros tem que ter muito "jogo de cintura", já que esse agente deseja que o seu desempenho seja reconhecido. O enfermeiro pondo em prática as ferramentas à qual o profissional aprende estudando na prática e teórica.

BIBLIOGRAFIA

  • Revista Brasileira de Enfermagem:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-71672006000200019&script=sci_arttext
  • Diretório de Artigos Gratuitos:
http://www.artigonal.com
  • NETSABER Artigos:
http://www.artigos.netsaber.com.br
 
ALUNOS (A):
Catherine
Loruama
Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário