quarta-feira, 27 de março de 2013


Resumo crítico

Segundo uma pesquisa realizada para avaliar o desenvolvimento dos profissionais da saúde, que muitas vezes têm que se “virar” em dois, pois é posto o maior trabalho para o enfermeiro, pois a divisão do trabalho não é cumprida e não se tem autonomia, muitas vezes os médicos querem ser superiores aos outros profissionais por terem mais estudos, não é assim como muitos fazem.
Muitos profissionais são manipulados pelas burocracias do hospital fazendo com que o enfermeiro seja submetido á fazer todas as tarefas mesmo não sendo suas. Eles são muito atarefados e, com isso, ficam estressados e sem paciência por esses motivos.
A equipe médica tem que ser organizada e unida para com isso ter-se um bom desempenho na profissão, não só de um, mas de todos.

“os dados obtidos através de entrevistas confirmam que o profissional enfermeiro atua de forma acrítica e passiva correspondendo na maioria das vezes aos objetivos controladores da instituição”
(BRUNO & QUEIROZ (2006))

O trabalho do enfermeiro é controlado e fiscalizado pela instituição a todo o momento, sendo falado o que pode ou não fazer.
Historicamente, a enfermagem é uma das profissões da área da Saúde que mais convive com a família. Esta condição tem gerado além de pesquisas a disseminação, na literatura científica de temas relacionados á atuação da equipe de enfermagem junto a família, sem, com tudo ter provocado significativas na prática assistencial do enfermeiro. [?]

O profissional da Saúde pelo fato de estar sempre cheio de trabalho, muitas vezes deixa á desejar o desenvolvimento do seu trabalho e, por esse motivo, é alvo de pesquisas críticas. Porém essa atividade não traz mudanças significativas na prática da enfermagem.

“A equipe de Saúde da família deve ser composta, no mínimo por 1 médico generalista(com o conhecimento de clínica geral), um enfermeiro 1  auxiliar de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitário de Saúde.(BRASIL, 2001).” (WEIRICH, TAVARES, SILVA et AL. [?] )

Essa equipe não existe mais, pois, o acompanhamento de família, composta por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem “sumiram”, pois o único profissional que ainda atua realizando esse trabalho é o ACS, (Agente Comunitário de Saúde)
Concluímos que o profissional da Saúde deve ser avaliado e valorizado pois essa profissão requer muito profissionalismo, Amor incondicional, cuidar do próximo buscar sempre conhecimento e atualização e empenho ao realizar sua tarefas, tarefas, trabalhar em equipes com o objetivo de resultados satisfatórios e essenciais. 

  Andressa Janielle Matos
  Heloisa B. Pinheiro


Um comentário: